Kick-ass Flash templates from TemplateMonster!

Meio Ambiente

Política ambiental

Garantir a qualidade dos nossos couros através de processos ambientalmente corretos e responsáveis, que respeitem os requisitos legais, buscando continuamente a racionalização dos recursos naturais, promovendo assim a sensibilização da preservação do meio ambiente.

 

Indicadores de eficiência ambiental

 

A busca constante pela produção sustentável tem resultado em altos índices de eficiência na utilização de água e energia. De acordo com os índices ambientais estipulados pela LWG (Leather Working Group) a Blubras tem se destacado nos quesitos consumo de água (L/m2 de couro produzido) e consumo de energia (MJ/m2 de couro produzido), conforme demonstrado nas figuras 1 e 2, respectivamente.

agua
Figura1
energia
Figura2

 

Informativo

 

Mantemos um informativo destinado a nossos colaboradores, terceiros e visitantes no qual encontra-se nossa política ambiental, informações de segurança e de gestão de resíduos sólidos. Link...

 

Gestão de resíduos sólidos

 

A Blubras mantém um programa de gerenciamento de resíduos que contempla a compra de consumíveis recicláveis, reuso de embalagens, reciclagem de produtos e efluentes até a destinação correta dos resíduos. Em nossa central de triagem segregamos e acondicionamos os resíduos para posterior destinação final.

A minimização da geração de resíduos e o uso racional dos recursos naturais fazem parte das metas divulgadas a nossos colaboradores por meio de informativos, reuniões, palestras e cartazes.

 

Pesquisa e desenvolvimento

 

A Blubras foi projetada dentro dos conceitos mais modernos existentes na área de tratamento de efluentes e resíduos. Alguns desses conceitos foram gerados após pesquisas científicas desenvolvidas em conjunto com a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ/USP).

Alguns resultados dessas pesquisas estão publicados em forma de Dissertação, Teses e artigos científicos conforme bibliografia descrita abaixo:

MARTINES, A.M.. Impacto do lodo de curtume nos atributos biológicos e químicos do solo. 2005. 62 p. Dissertação (Mestrado em Solos e Nutrição de Plantas) - Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz", Universidade de São Paulo. Piracicaba, 2005.

MARTINES, A.M.; ANDRADE, C.A.; CARDOSO, E.J.B.N.. Mineralização do carbono orgânico em solos tratados com lodo de curtume. Pesquisa Agropecuária Brasileira, Brasília, v. 41, n. 7, p. 1149-1155, 2006.

CARDOSO, E.J.B.N; NAKATANI, A.S.; MARTINES, A.M.; NOGUEIRA, M.A.; PAULA, A. M.; SANTOS, C. A.. Recycling industrial and urban wastes in tropical agricultural soils. In: Charlene J. Nielsen. (Org.). Recycling: Processes, Costs and Benefits. Hauppauge NY: Nova Science Publishers, Inc., 2011, p. 53-90